quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“Desviar não! tiver que investir em outra coisa pois o povo pedia festa” (Prefeito Kil)


No dia 08 de fevereiro o prefeito Areski de Freitas veio visitar a Comunidade Nossa Senhora das Dores, para ver as obras de preparação do terreno da escola do bairro, olhei de longe e vi o que a falta de escola faz com as pessoas: crianças cercavam o prefeito fazendo festa na esperança de receber migalhas, é triste mais é verdade! Na inocência das crianças eles cercavam o prefeito pedindo dinheiro, um carriho, um brinquedo qualquer. Não os culpo pois eles não sabem o que é de fato as atribuições de um prefeito, o amigo Kil (como gosta de ser chamado o prefeito da cidade) veio em minha direção para comprimentar-me, falei para ele: as crianças fazem festa quando ver o prefeito né? Ele sorriu e respondeu: é, lamentavelmente eles penssam que eu sou banqueiro (risos). Perguntei-lhe sobre as obras de nossa comunidade, ele disse que as obras da escola iriam andar mais rapidamente porque o dinheiro é da educação, já o calçamento terá que aguardar mais um pouco pois ele teve que “desviar” o dinheiro para as festas da cidade (palavras do prefeito) que percebeu rapidamente o que tinha dito e disse: “desviar não! tiver que envestir em outra coisa pois o povo pedia festa”, não culpo o prefeito realmente as pessoas venden-se por muito pouco, pois caso ele já tivece concluído as obras do nosso bairro e não tivece patrocinado a festa da padroeira com bandas carissímas, neste momento estaria sendo apedrejado por grande maioria dos palmarinos principalmente aqui na internet, pois muitos jovens escrevem em foruns das comunidades palmarinas e blogs o quanto repuldiam o prefeito quando colocam artistas da terra nas festas de nossa cidade, entretando não vejo nenhuma reclamação da população em relação a grande festa da cidade, já que a sociedade palmarina disfrutou de artistas nacional este ano. Claro a Elite estava na praça tomando sua cerveja trazidas de casa em isopôr, enquanto nós da Vaquejada continuamos de pés na lama ainda sem previsão de quando as obras iram continuar, esperamos sinceramente que não apareça outra festa prioritária na cidade para que o dinheiro da escola do nosso bairro também venha descer pelo ralo, e as crianças de nosso bairro continuem penssando que prefeito é para dar esmola quando for encontrado na rua, pois estas crianças são o futuro de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país que em todas as esferas de governo tem alto índece de analfabestismo, e algumas pessoas continuem dizendo que aqui em nosso bairro só tem bandido, sabe o que realmente existe aqui? pessoas mal informadas que são usadas por aproveitadores de dentro e foram do bairro, claro os de fora  são os que mais usam e recreminam, pois em tempos de eleição e mais fácil vencer quando o povo não sabe qual o seu papel de fato. O prefeito prometeu e assinou ordens de serviços para calçamento de todo bairro e escola para nossas crianças, esperamos que mantenha sua palavra e faça como diz um de seus islogam.
Tudo isto me fez lembrar uma história: a muitos anos atrás um Cesar construiu um Coliseu em Roma que distraia o povo com festas de barbaros e gladiadores, a população divertia-se com as grandes festas violentas e nem  ligava com que o Cesar fazia com o dinheiro público, que seria  para saneamento básico e etc ...
Até quando isto continuará?
A escola irá atender  500 familias de nosso bairro que mais de 50% não sabe ler nem escrever, dados facilmente encontrados no SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica) fazendo com que estas pessoas tenham conhecimento de seus direitos e deveres perante a sociedade, o calçamento e a manutenção da rede de esgoto trará mais saúde com melhor qualidade de vida do nosso bairro, não acho errado que a prefeitura patrocine as festas da cidade, entretanto deve-se ter um bom censo de ver o que é melhor para o cidadão.


2 comentários: